Os incentivos fiscais para tecnologia são uma iniciativa do governo para beneficiar empresas que desenvolvem atividades neste segmento.

Quem pode conseguir incentivos fiscais para tecnologia?

Os incentivos fiscais para tecnologia destinam-se ao impulsionamento dos negócios que desenvolvem atividades neste segmento. Ou seja, atuam no mundo dinâmico da tecnologia, pesquisa e inovação.

Por isso, as iniciativas governamentais oferecem benefícios que potencializam o crescimento de empresas e startups. Elas podem solicitar variados tipos de incentivos e assim, atuar no mercado com maior segurança financeira e ter mais possibilidade de crescimento.

Por ainda não terem certeza dos resultados, os incentivos fiscais são o apoio e suporte essenciais para as empresas conquistarem seus objetivos. Os investimento tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a inovação.

A Lei nº 8.248/91 apresenta as condições para recebimento de incentivos fiscais para tecnologia voltados para empresas que atuam no setor de informática. Assim, por contribuir com recursos que estimulam a pesquisa e o desenvolvimento, há uma ampliação da capacidade tecnológica e da competitividade no país.

Assim, empresas e startups que desenvolvem atividades neste segmento e optam por receber os incentivos fiscais, estarão sujeitas à Secretaria de Inovação e Empreendedorismo.

Sendo assim, será preciso enviar anualmente um relatório, RDA, descrevendo todos os projetos realizados pela empresa ou startup, ou por alguma parceira, desde que ela esteja devidamente habilitada. 

A Lei do Bem é regida pela Lei nº 11.196/05, que estabelece os diversos incentivos fiscais para empresas que optaram pelo regime do Lucro Real, e que desenvolvem atividades de pesquisa e inovação tecnológica no Brasil. 

Os incentivos fiscais para Imposto de Renda Pessoa Física e Contribuição Lucro Líquido são de 20,4% a 34% que devem ser abatidos sobre todos os custos operacionais vinculados à inovação e tecnologia. 

Há outros incentivos, por exemplo, redução de 50% no IPI, no caso de compra de máquinas e equipamentos e demais ferramentas destinadas à pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.

O primeiro passo é buscar informações sobre quais leis se aplicam à região onde seu negócio funciona. Por isso, um contador é o profissional ideal para auxiliar sua empresa ou startup na obtenção de incentivos fiscais para tecnologia. 

Veja outros critérios:

  • Empresas em regime de Lucro Real que investem em pesquisa e desenvolvimento em tecnologia;
  • Startups que desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras;
  • Empresas de software e hardware que fabricam produtos nacionais;
  • Empresas que prestam serviços de tecnologia da informação e comunicação;
  • Regularidade fiscal; 
  • Documentação em dia.

Somos uma equipe de contábil especializada na prestação de serviços para empresas que atuam no segmento de tecnologia. Cuidamos de toda a parte burocrática para que você tenha tempo e tranquilidade para cuidar da gestão do seu negócio. Estamos há quase 30 anos no mercado, atendendo clientes de todas as regiões do Brasil, oferecendo um serviço de qualidade para garantir a segurança jurídica, contábil, fiscal e tributária. Entre em contato hoje mesmo!