Uma vez que se formou, o profissional da medicina pode se tornar médico PJ, CLT ou autônomo. A escolha é importante e dita como serão as relações de trabalho do médico, quais oportunidades ele vai acessar, quanto de imposto vai pagar, entre outras consequências.
A decisão não é final, mas escolher a opção errada pode gerar prejuízos e frustrações em alguns casos. No presente artigo, entenda melhor os benefícios e os malefícios ao escolher uma carreira como médico PJ, CLT ou médico autônomo.
Vale mais a pena ser médico PJ, CLT ou autônomo?
Ainda que a opção de vínculo de trabalho mais conhecida seja a CLT, para os médicos, a escolha mais frequente tem sido de se tornar uma pessoa jurídica. Os motivos para essa escolha são diversos. Porém, a influência principal tem sido dos hospitais e do Sistema Público de Saúde, que oferecem mais plantões e oportunidades de trabalho para o médico PJ.
Apesar disso, ainda existem diversas vantagens em ser CLT ou autônomo. Confira, em seguida, as principais características de cada uma das três opções:
Vantagens e desvantagens de cada modelo de trabalho para médicos
Médico autônomo
Das três opções, o médico autônomo tem mais liberdade , mesmo em comparação a um médico PJ. Com total autonomia, esse profissional não tem vínculos fixos, atendendo pacientes de forma independente. Portanto, ele não está sujeito a nenhuma hierarquia, horários de trabalho fixos ou limitações de para quais instituições pode prestar serviços.
Porém, um dos lados negativos de atuar como médico autônomo é a alta carga de impostos . Podendo chegar a até 27,5% sobre os serviços prestados, o impacto financeiro pode não valer a pena a depender do faturamento do médico.
Médico CLT
Ser um médico CLT é interessante para muitos, considerando fatores como por exemplo salário, benefícios trabalhistas e maior estabilidade em comparação ao médico PJ ou autônomo. No entanto, além de ser um vínculo de trabalho cada vez mais raro na área da medicina, rende um faturamento menor do que como PJ.
Médico PJ
As principais vantagens em ser médico PJ estão principalmente associadas à carga de impostos, que costuma ser menor. Ainda que não ofereça tanta estabilidade quanto a CLT, a carreira de um médico PJ mostra-se promissora e tem alta demanda.
Os benefícios dos direitos trabalhistas não estão presentes na relação de trabalho do médico PJ. Por isso, é necessário que exista uma boa organização financeira a fim de evitar crises e se prevenir para possíveis imprevistos. Nesse contexto, é recomendável a contratação de um serviço de contabilidade para saúde.
Faça a escolha certa com auxílio especializado
Escolher entre ser médico PJ, autônomo ou CLT é um passo importante na carreira do profissional de saúde. A fim de tomar uma decisão estratégica e informada, é importante buscar o auxílio de especialistas.
Para isso, conte com a equipe da Arbrent para fornecer orientação especializada para a área de saúde, com o intuito de ajudar a escolher a modalidade de trabalho mais vantajosa para você. Nós oferecemos também planejamento estruturado para redução de custos.
Acompanhe o blog da Arbrent para ler mais textos como este.