Redução de custos: Do que se trata
A redução de custos é um dos grandes desafios de todo empreendedor. Lidar com as operações financeiras faz parte da atividade da empresa.
Contudo, nem sempre essa é uma tarefa simples, já que boa parte desses empresários são obrigados a lidar com uma série de outras atividades fundamentais para a estabilidade e crescimento da empresa.
Às vezes, o problema está na falta de conhecimento técnico para lidar com dados contábeis e realizar os procedimentos de redução e, por essa razão, muitas companhias, ainda que pequenas, contratam profissionais especializados no trato de dados financeiros.
Uma das ações realizadas por estes colaboradores, com o intuito de obter reduções, é a gestão adequada de pagamentos.
A partir da realização de procedimentos como o agendamento de datas limite e da tentativa de negociação de possíveis dívidas, é possível conseguir reduções relevantes.
Quer saber mais sobre este assunto? Continue lendo o conteúdo da Arbrent.
Redução de custos com despesas
As despesas de um empreendimento podem ser de duas naturezas: fixas ou variáveis. No caso das despesas fixas, como o próprio nome indica, há uma regularidade no pagamento e até mesmo nos valores a utilizar.
Neste caso, pode considerar um exemplo de despesa fixa o pagamento de tributos, em que seu atraso pode gerar multas e problemas de ordem fiscal.
Outro exemplo de despesa fixa é o salário de colaboradores, que deve receber atenção especial dos setores de contabilidade e recursos humanos, pois o não pagamento pode gerar multas e disputas judiciais.
Como exemplos de despesas variáveis, é possível citar a compra de matéria-prima, comissões pagas aos funcionários periodicamente e a terceirização de serviços.
No caso das despesas fixas, para reduzir custos, é preciso recorrer a estratégias de estabilização do empreendimento.
Como esses pagamentos não costumam variar, é preciso considerá-los como parte das contas sempre.
Essa estabilidade também passa pela diminuição da rotatividade de colaboradores, portanto é preciso se atentar ao alinhamento das políticas da empresa em relação às práticas reais.
A terceirização de serviços merece uma observação especial, pois essa é, além de uma despesa variável, uma possível estratégia para reduzir custos.
Terceirização de serviços
Quando ocorre a necessidade de terceirização, também é preciso avaliar e colocar os custos nas contas do empreendimento.
Em alguns casos, esses serviços são solicitados de maneira periódica, quando atividades pontuais são necessárias e, em outros casos, uma empresa pode decidir terceirizar as atividades de um setor inteiro.
Além das empresas especializadas em serviços terem maior capacidade de fornecimento de colaboradores, estas costumam oferecer oportunidades de pagamento mais atrativas do que a contratação por meio da CLT.
A terceirização também pode ser vantajosa para a estruturação de estratégias da empresa. Por exemplo, quando se contrata uma empresa terceirizada para a gestão de finanças, esperado que os profissionais tenham experiência.
Quer conhecer as soluções empresariais da Arbrent? Acesse!