Para além da computação de dados financeiros, a contabilidade para saúde suplementar exerce um papel importante na gestão desse segmento e ajuda a garantir as melhores estratégias.
O que é a saúde suplementar?
Antes de entender em detalhes do que se trata a contabilidade para saúde suplementar, é importante dar um panorama a respeito desse segmento empresarial. Por exemplo, diferente do Sistema Único de Saúde (SUS), esse ramo está ligado aos serviços de saúde disponibilizados por organizações privadas.
Neste grupo estão as companhias que trabalham fornecendo planos e seguros de saúde. No Brasil, por sua vez, o órgão responsável por realizar a regulamentação dessas atividades é a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Continue no blog e saiba mais sobre este assunto.
O papel da contabilidade na saúde complementar
A contabilidade aplicada ao setor de saúde complementar exerce um papel muito importante para ajudar a definir estratégias e tomar decisões. Como são instituições privadas que compõem esse segmento, é preciso realizar uma série de procedimentos. Dessa forma, é possível tornar as atividades operacionais e de gestão adequadas.
Com a adoção de um sistema contábil eficiente, é possível observar informações essenciais de maneira mais assertiva, o que também possibilita captar possíveis erros com mais facilidade.
Além disso, otimizar os recursos também faz parte do serviço que a contabilidade para saúde suplementar exerce. Essa etapa é muito importante para que seja possível reduzir despesas em excesso, além de garantir que a lucratividade do negócio aumente.
Empresas também precisam lidar com questões tributárias, e quem realiza esta tarefa geralmente é o setor financeiro. Elas precisam entregar as declarações anuais com base na legislação, portanto é necessário considerar todos os detalhes para cada regime de tributação. Além disso, essas entregas ocorrem dentro de prazos estipulados por regras da Receita Federal do Brasil.
Nesse sentido, é papel do ramo contábil organizar documentos para apuração e fazer a entrega dentro das datas limite. Portanto, a contabilidade para saúde suplementar também serve como uma forma de obter vantagens tributárias legais, por meio de incentivos fiscais disponibilizados pelo Governo Federal.
Como implementar a contabilidade nesses casos
Há diferentes formas de implementar um sistema de contabilidade em uma empresa, e isso não é diferente no caso das organizações ligadas à saúde complementar.
Especialistas consideram informações relativas ao porte da empresa, regime de tributação, expectativas de crescimento e alcance de metas no momento de decidir a melhor maneira de conduzir as operações contábeis de uma organização.
Sendo assim, é importante ressaltar que para implementar um sistema contábil, independentemente de sua forma, é preciso usar força de lei, e isso vale para qualquer empresa. Já a implementação, por sua vez, pode ser feita a partir da contratação de profissionais qualificados e certificados em Ciências Contábeis.
É possível contratar esses por meio de CLT ou a partir da prestação de serviços (PJ), realizando-a de maneira autônoma ou através de empresas especializadas que possuem uma gama de funcionários ao dispor de instituições privadas.
Esse é o caso da Arbrent, que é expert em atuar com a Contabilidade para Saúde. Conheça nossa proposta!