O que é RLE?
O Registro de Licenciamento de Empresas, conhecido como RLE, é a forma mais atual de registro de empreendimentos no Distrito Federal.
Para entender melhor sobre este assunto, é preciso voltar um pouco no tempo. Por isso, a Arbrent reuniu todas as informações importantes para que, ao final da leitura, você saiba todos os detalhes sobre este serviço.
O RLE foi implantado como uma forma de aderir à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a REDESIM, portanto está de acordo com a Lei nº 11.598/2018, que estabelece diretrizes para a unificação de sistemas utilizados para abertura de empreendimentos.
A partir de então, a Rede Simples DF se tornou um canal para a facilitação de processos realizados por empreendedores do Distrito Federal.
No canal é possível realizar procedimentos cadastrais, como a abertura e o fechamento de empresas, bem como a alteração e atualização de dados.
O estado é o nono da federação a integrar o sistema digital de RLE, o que é um grande avanço para a desburocratização de processos empresariais no Brasil.
Onde emitir o RLE Digital?
O RLE do Distrito Federal emitido através da Rede Simples DF.
No canal também é possível realizar a consulta da viabilidade de abertura de empresas, procedimento que tem como objetivo analisar se a escolha de localização do empreendimento é condizente com as atividades exercidas.
A análise de viabilidade também permite comprovar se há empresas registradas na Junta Comercial sob o mesmo nome.
Para conhecer todos os passos para o RLE digital, o portal também disponibiliza um guia completo contendo a relação de documentos necessários e os tipos de consulta disponíveis para o empreendedor no próprio site.
Quem emite o licenciamento?
Como RLE digital, quem faz o licenciamento é o próprio empreendedor. A integração de sistemas é uma das maneiras encontradas para que esse tipo de serviço se torne cada vez mais rápido e acessível.
Se antes, o processo de abertura de empresas no Distrito Federal poderia durar até meses, atualmente, com a documentação certa em mãos, é possível concretizar a mesma ação em questão de minutos.
Quais as vantagens do RLE digital?
Por fim, a integração desses sistemas por meio digital coloca em prática um processo que visa simplificar o empreendedorismo brasileiro.
Consultar documentação, realizar abertura e fechamento de empresas e acompanhar processos por meio de um portal unificado possui diversas vantagens, como a diminuição expressiva do tempo atribuído a essas atividades.
Além do tempo economizado, a unificação possibilita a eliminação de etapas manuais das solicitações, o que também diminui a incidência de erros.
Como consequência dessas diminuições, outra vantagem obtida com o RLE digital é a redução de despesas, uma vez que as idas à JC e a emissão física de documentação também se tornam cada vez menos necessárias ao empreendedor.
Com todas as facilidades obtidas com o RLE digital, decidiu abrir seu empreendimento no DF? Consulte as soluções empresariais da Arbrent.
2 comentários sobre “O que é uma RLE e para que serve?”
Very interesting details you have mentioned, thank you
for putting up.Raise range
great publish, very informative. I'm wondering why the opposite experts of this sector do not realize this. You should proceed your writing. I'm confident, you have a huge readers' base already!